Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Artistas Instantâneos


O século XXI futuramente vai ser lembrado como um período revolucionário caracterizado por eventos como: A Queda das Torres Gêmeas, O Penta Campeonato da Seleção Brasileira, As mortes de Saddam Hussein e Osama Bin Laden, Jogos Pan-americanos no Brasil, Copa do Mundo no Brasil, e entre outros… Mas perante esses eventos temos um em especial que vamos destacar para nossos leitores: A formação e o surgimento instantâneo dos artistas.
Uma coisa é certa, a música (principalmente a brasileira) tem decaído muito ultimamente. Mas por quê será que isso acontece? Defendo a minha opinião com alguns argumentos. Primeiro pelo fato de muitos não estudarem teoria musical, notação, ritmos, solfejos, entre outras coisas importantes para o sucesso musical de um artista. Outro motivo é que alguns artistas se inspiram em artistas que não tem nada de inspirador. Um exemplo são as bandas de techno- brega que surgiram depois da expansão do Reginaldo Rossi e os “bondes” do funkeiros que surgiram depois do surgimento do Bonde do Tigrão. Pra finalizar ponho a culpa no próprio público pelo aparecimento desses “miojos musicais”. A mídia transmite aquilo o que o povo gosta. Se o povo gosta de lixo, aquilo que vai bombar na mídia vai ser lixo.

E aí Jairo, o que você acha dessa galera que se diz artista e acha que o pentagrama se refere a um violão de 5 cordas?

- Thiago, vou te mandar a real: É deprimente!!! É lamentável ver o nível em que chegamos em relação à música. Estamos rodeados de "artistas" que não têm nem o mínimo conhecimento sobre o conceito de arte. Hoje em dia comparamos a música com as comidas enlatadas, já vêm prontas e são fáceis de engolir. Visualizamos apenas o exterior, julgamos pela "capa" o que é bom ou não, sem analisarmos o conteúdo escondido no seu interior.
Encaro a música não apenas como uma forma de expressão, mas também como uma profissão! Sendo assim a formação teórica torna -se indispensável e de grande importância. Afinal, quem iria valorizar um medico que não conhecesse a anatomia humana? Ou um policial que tem medo de armas? Assim é a musica, ela tem que ser estudada, inspirada e principalmente valorizada.

O cenário musical tem se tornado palco de grandes atrocidades, e tornando- se em um grande "besteirol" fazendo uma alusão que para ser reconhecido tem que se falar besteira. Enquanto um fala que quer "Tchu" e depois  o "Tcha", para não ficar muito atrás aparece outro e fala do " Tche Tche re re". Pronto! Declaramos oficialmente a temporada do Besteirol em massa.

Como fazer uma letra confusa? Simples, basta misturar jacarezinho com avião, disco voador, escada, surf ferroviário e o síndico Tim Maia!? Hoje em dia, certamente daria um funk na cabeça. Naquela época, deu uma música estranha que fez o maior sucesso de Jorge Ben Jor -W/Brasil -
(Chama O Síndico) .

Esse tipo de conteúdo  não é exclusivo de nós brasileiros não! A cantora americana Nicki Minaj numa tentativa desesperada de se tornar referência em Dance-Pop, vacilou na escolha do repertório de seu novo disco: “Pink Friday: Roman Reloaded” que se resume em desclassificação, falta de criatividade, obscenidade, variações confusas ou um desastre musical.

Infelizmente as gravadoras se preocupam apenas com o lucro, ao invés da qualidade das obras. Esta triste realidade acaba fazendo com que os artistas fiquem sem opções de escolha, sendo imposta a ideia que o mais importante na música é o lucro e não o conteúdo.

Por:
Thiago Henrique Silva e Jairo Júnior

Curta a nossa página no Facebook

2 comentários:

  1. nusss !
    Esses tempos mesmo eu havia pensado "Essa década de hoje em dia vai ser lembrada futuramente como A QUEDA DA MÚSICA, A MÍDIA F@#@$# COM TUDO"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste ! Por causa da Midia Os talentosos ainda estão no anonimato

      Excluir